sábado, 10 de janeiro de 2015

JULGAMENTO.

Como é fácil de julgar as pessoas, eu por exemplo já fui muito bom nisso e se não é meu pior defeito é um deles.
Na minha vida de adicção eu julgava direto as pessoas, "o cara usa tal droga eu nunca vou fazer isso olha o jeito que ele está", "porque fulano não faz assim, se fosse eu faria diferente", e quando percebia estava agindo do mesmo jeito ou pior.
Hipocrisia é querer que alguém faça alguma coisa, e eu faço completamente diferente. Exigir que alguém seja de uma maneira e eu agir completamente de outra.
Hoje eu procuro me policiar mais nisso e minha vida mudou muito, procuro ter empatia me colocar no lugar de outra pessoa antes de julgá-la.
Eu sei que no momento de raiva é difícil de controlar a emoção e acabamos por falar coisas que a pessoa não é, a ferindo sem medir a consequência do dano causado, ou julgando uma ação da pessoa sem nem querer saber o motivo que a levou fazer tal coisa.
Como posso afirmar ou julgar alguém sem saber o que esta pessoa está passando na sua vida sem que ela própria me conte, e mesmo que me conte eu não tenho o direito de julgá-la. O certo seria somente ouvir o desabafo e se possível tentar ajudar, mas nunca julgar.
Quem nunca errou, digo isso no nosso contexto de sociedade em que existe certo e errado, porque o que pode ser certo pra mim pode ser errado pra outra pessoa, este simples fato já faz do julgamento próprio "não do julgamento social que define leis", uma hipocrisia.
Como diz Cortella em um de seus livros "cuidado com pessoas cheias de certezas. São pessoas incapazes de crescer." Pessoas arrogantes são cheias de certezas. Outra citação no mesmo livro (Qual é a tua obra?), diz o seguinte "Quando a gente só tem certezas, o máximo que faz é ficar o tempo todo dentro do mesmo."
Quando comecei a fazer meu tratamento e como faço até hoje, vou a psicóloga desabafar deixar meus fantasmas, me lembro de dizer pra minha mãe que ela também precisava fazer uma terapia, participar de um grupo, sei lá, alguma coisa afinal a dependência química afeta a toda a família, sabem qual foi a resposta "eu não preciso fazer nada disso, o doente aqui é tu." Depois de anos fazendo terapia não acho que só pessoas com algum problema deveriam fazer, acho eu que todos deveríamos procurar ajuda.
Tive um relacionamento com uma pessoa que me dizia que se eu recaísse ela me largaria, mas sempre que brigávamos ela saia pra beber. Aonde está a coerência nisso?
Penso eu que se vou exigir alguma coisa de alguém eu tenho que ser exemplo. E mesmo eu tentando ser o mais correto que posso, não posso sair por aí dizendo o que o outro deve fazer, ou não deve, porque eu sou falho, me arrependo de muitas coisas que fiz e falei. Quem sou eu pra julgar alguém?
Vejo pessoas arrogantes, cheias de certezas o tempo todo, e fico me questionando como pode alguém estar certo o tempo todo?
Bom pra terminar vou colocar mais um trecho desse livro do Mario Sergio Cortella que recomendo a todos.
"Nenhum e nenhuma de nós é capaz de fazer tudo certo o tempo todo de todos os modos. Por isso, você só conhece alguém quando ela sabe que ela erra e não desiste. E dizem: ah, é por isso que a gente aprende com os erros? Não a gente não aprende com os erros. A gente aprende com a correção dos erros. Se a gente aprendesse com os erros, o melhor método pedagógico seria errar bastante."
BOM POR HOJE É ISSO. FIQUEM COM DEUS. FORTE ABRAÇO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário