domingo, 4 de março de 2012

Um ano e meio de pé. (um pouco da realidade das C.Ts)

Em primeiro lugar quero parabenizar a emissora de televisão MTV por ser a primeira a fazer um comercial conscientizador, considerando ÁLCOOL como DROGA, e classificando cada tipo de usuário, casual, problemático, enfim muito legal, e lembrando que é um problema de todos, caso de saúde pública, não defendo só a dependência química, mas todos os problemas sociais, educação, mas o meu blog é destinado um pouco mais para o lado da DQ. Mais uma vez parabéns à MTV pela iniciativa e coragem de dizer o que as outras mascaram. É isso que a torna uma emissora diferenciada e de credibilidade.



Se tem uma coisa que me deixa indignado é quando aparece um programa, alguma reportagem que o chamado é: O PROGRAMA de hoje é sobre a luta de pessoas contra o álcool e drogas. quando que essas pessoas irão botar na cabeça que álcool é droga, e aliás a pior delas por ser lícita e facilitadora para o uso de outras.
E quando aparece um programa destes eles mostram uma C.T (comunidade terapêutica), bem bonita, quando a realidade é outra. Claro que existem C.T como eles mostram, mas nada é de graça, as que eu passei a realidade é completamente diferente e já não é barata, fico imaginando quanto deve ser para ter aquele conforto. A maioria das C.Ts se mantem  precariamente com doações, em péssimas condições, com pessoas desqualificadas monitorando.
Pra começar discordo do tipo de tratamento destas C.Ts, uma pessoa quando procura um tratamento é porque já esgotou todos os recursos possíveis, está na última, provavelmente já pensou até em se matar é o que acontece com a maioria, e quando chega os responsáveis que o levaram vão embora, passa um dia ou dois, e já começa a humilhação. Não que o cara tenha que ser tratado no amor, amor eu tinha mais que o suficiente em casa e não dei bola, mas abaixo do pau também não resolve. Chega um monitor pra ti e diz assim, eu tenho duas mãos pra te ajudar e dois pés pra te chutar, qualquer coisa o cara é penalizado. Esqueceu uma toalha no varal, a louça da semana é tua (são quarenta internos), esqueceu o sabonete no banheiro se o monitor não vai com a tua cara pega um vermelho, que é trabalhar mais que os outros, passar do horário da janta por exemplo e geralmente ele te manda cavar um buraco que não tem serventia pra nada, no outro dia ele manda tu ir lá fechar. Mas vou parar por aqui.
 Pra mim não é assim que funciona, e não funcionou comigo, passei por tudo isso mas só consegui por que eu descobri quem eu realmente era, sem auto piedade e a ajuda de um PODER SUPERIOR, outra coisa, passa um mês a família vem te visitar a primeira coisa que um monitor, ou dono de C.T fala pra família é "olha como ele tá bem, tá gordinho. Gordura não é tratamento."
Uma coisa que eles gostam muito de falar é "se tu foi homem pra usar droga, tem que ser homem pra isso ou aquilo", quando na realidade é realmente o contrário , talvez eu usei drogas por não ter sido homem o suficiente para resolver meus problemas, aceitar minhas dificuldades, aceitar que eu não era tão bom quanto pensava ser, meus insucessos, minhas dúvidas, sei lá são tantos motivos, quem são eles para julgarem alguém.
Sem dizer que como gostam de dizer se tu sair daqui antes dos nove meses tu não dura um grama (gíria de fazenda) na rua, não fica um dia em pé (aqui estou eu, fiquei quatro meses e já  faz um ano e meio que estou em pé), parece que só eles conseguem, parece que estão torcendo pro cara recair.


E as vezes o cara completa os nove meses em vez de sair motivado, sai com essas palavras na cabeça, com medo. Só quem sabe quando vai conseguir é o cara mesmo e o PODER SUPERIOR, infelizmente alguns nunca conseguem, alguns conseguem na primeira vez, outros levam mais tempo como eu. Mas não é um monitor que vai dizer como e quando, e se eu cavar um buraco eu vou ficar em pé, eu não gosto de ir em algumas reuniões por causa disto, tem uns tal de  graduados que gostam de meter o dedo na cara das pessoas e dizer um monte de coisas como se fossem os donos da verdade, o que serviu pra eles não quer dizer que vai servir pra mim.
E VAMOS PARAR COM ESTA HISTÓRIA, ÁLCOOL É DROGA SIM.    


2 comentários:

  1. Coragem de recomeçar é um ato heróico, coragem de perdoar é um ato de grandeza, mas coragem de acreditar e apostar em quem precisa recomeçar e ser perdoado pelas coisas que infelizemente foram feitas é um ato de extremo amor. Aquela que acreditou em ti, apesar de pequena, é brava, é corajosa e sobretudo é ímpar. Parabéns pela tua coragem e parabéns a ela pela perseverança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado sogrão pela confiança de todos vcs em mim. Ainda bem que existem pessoas como vcs, (apesar de poucas), que dão um pouco de credibilidade para nós, e algumas mulheres como a Monica ( que é muito difícil), que apesar de tudo continuam lutando ao nosso lado. É isso que me faz ir adiante e não me deixa desistir. Saber que não estou sozinho. Um forte abraço!

      Excluir