sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Grupo de apoio.

“Sozinho eu não consigo”, está frase serve literalmente para um dependente químico. Buscar ajuda não é vergonha para ninguém, e é muito importante para uma recuperação.
O primeiro grupo de apoio que participamos é a família, mas a insanidade da doença nos faz bater de frente com as pessoas que amamos e nos amam, fazendo o dependente químico buscar soluções erradas em drogas.
Após vários anos de uso e chegar ao fundo do poço, vem à vergonha, a culpa, o arrependimento e a necessidade urgente de buscar ajuda.
Sentimos verdadeiramente que não dá mais, mas mesmo assim continuamos a usar até realmente esgotar todos os recursos e perder tudo, família, emprego, esposa e principalmente a vontade de viver.
Vivemos uma vida de escravidão com as drogas, elas nos dominaram.
Mas existem muitas pessoas que estão dispostas a nos ajudar, isto se chama grupo de apoio. Para que este grupo de apoio nos ajude é necessário a verdadeira vontade de mudar, querem realmente a mudança de vida.
Existem vários grupos de apoio, a família, AA, NA, AL-ANON, PACTO, e outros. Algumas pessoas conseguem parar com o uso somente frequentando estes grupos, para outros é necessário fazer um tratamento em comunidades terapêuticas que não deixa de ser um grupo de apoio.
Todos estão dispostos a nos ajudar. Um grupo de apoio muito importante em uma recuperação é a fé em Deus (poder superior, cada um tem o seu). Acredito que uma espiritualidade realmente forte é o que nos dá força para seguirmos em frente.
O grupo de apoio e o poder superior são essenciais em uma recuperação, mas é preciso também mudanças em nossas vidas, buscar novas amizades, renunciar muitas coisas, buscar novos hábitos, e novos comportamentos.
O amor da família também é muito importante após um tratamento.
Às vezes não conseguimos na primeira vez, mas o importante é querer realmente e não desistir nunca.
Os grupos de apoio vão estar sempre nos esperando de braços abertos, nós temos que fazer nossa parte.
Fazer um tratamento e estar em recuperação não quer dizer que nossas vidas vão se tornar maravilhosas, mas com certeza vai ser muito melhor que antes, com coragem para enfrentar os problemas sem buscar soluções mágicas.
Depois de assistirmos algumas reuniões começamos a sentir realmente que pertencemos a algum lugar e não estamos sozinhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário