quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A CO-DEPENDÊNCIA

A doença da adcção não atinge somente o dependente químico, atinge também os seus familiares, todos que estão a sua volta.
O adicto age pensando somente nele mesmo, com o seu egocentrismo, egoísmo, e já controlado pela droga, está totalmente insano, não percebe que está se destruindo(ou percebe mas não dá mais valor a vida), como também a vida de seus familiares. As pessoas que mais nos amam e sofrem por nos ver nessa situação.
A família que tem um familiar adicto(escravo),marido, filho, irmão, não interessa, começa a ficar doente também
porque começa a ficar tão preocupada com a situação que esuqece de viver sua própria vida.
Uma mãe, esposa, deixa de dormir, de comer preocupada pois a dias o cara não aparece em casa, não sabe onde ele anda, se está vivo, preso, hoje fico pensando no desespero da minha mãe. A vida dessas pessoas começa a girar em torno da doença e uma solução para ela.
Quando um adicto chega ao fundo do poço, já levou toda a família junto com ele, porque a família já não sabe mais o que fazer( é aí que entra os grupos de apoio, mas isso fica pra outro dia).
Quando um DQ decide procurar ajuda para a libertação das drogas, buscando uma internação ou grupos de apoio é importante que a família também busque ajuda.
Existem vários grupos de apoio para familiares com o problema da adicção, como o amor exigente, al-anon e outros, e é muito importante a participação da família nos grupos para aprender uns com outros a lidar com o problema, troca de experiências(na minha primeira internação quando voltei frequentava um grupo de apoio e minha mãe não ia. Um dia cobrei ela, a resposta dela: eu não sou doente, doente aqui é tu eu não preciso de ajuda, resultado racaída) a gente sai de dentro de uma comunidade terapêutica vamos dizer assim meio alienado, então a família como também estava doente mas continuou vivendo sua vida aqui fora, vai ter que aprender a lidar com uma nova realidade.
As vezes a família não percebe que a situação foi mais longe e que ela própria adoeceu junto.
Quando um DQ volta para casa após um tratamento, e a família não fez um acompanhamento, não buscou o apoio dos grupos, não vai saber lidar com a situação, e isto, pode levar a uma recaída. As vezes as famílias coloca o cara lá e acha que ele vai sair CURADO a adcção NÃO TEM CURA.
A família está tão acostumada a viver somente a situação do DQ, que quando este busca uma recuperação e volta mudado de um tratamento, as vezes a família perde o rumo, porque qualquer coisa que acontecia antes era cupa do VICIADO, não importava o problema mas a culpa era dele tamanho o grau da doença(claro que sim temos nossa parcela de culpa), mesmo este não tendo nada a ver com a situação é muito mais fácil transferir o problema para o outro, como o próprio DQ fazia ou ainda faz.
A única solução para o problema é todos buscarem ajuda, todos admitirem a situação, aceitarem a doença e viverem da melhor maneira que puderem. Porque a vida continua com todos os problemas os seus afazeres do cotidiano, trabalho, contas à pagar, etc, etc...viva com muita serenidade o mundão nem sabe que eu ou tu existimos, e se eu marcar bobeira ele me engole de novo...ENTÃO TE LIGA NO MOVIMENTO. Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário