sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A CRISE

Todos nós temos problemas, a diferença é como cada um de nós os enfrenta. Existem pessoas que assumem suas responsábilidades e enfrentam suas crises, seus problemas de frente, com coragem.
As pessoas que assumem essa postura tendem a serem mais felizes, porque resolvem a situação logo, não ficam transferindo responsabilidades ou se escondendo, remoendo o passado, o presente, tanto faz, o importante é que resolvam.
Quando os problemas aparecem ou crises o importante é ter muita calma, não se precipitar para não tomar decisões erradas.
A crise se bem administrada pode até ser benéfica, pode ser que a pessoa cresça com essa dificuldade. Quando estamos vivendo uma crise a ansiedade, a preocupação, as vezes não nos deixa pensar deixar direito, o que pode até aumentar a crise e não conseguimos resolver o problema.
Muitas coisas ou situações podem gerar crises, exemplos: novos empregos, novos relacionamentos, novas casas, estas situações geram algum tipo de desconforto e insegurança, mas o importante é dar tempo para se adaptar a nova situação.
Trazendo para o lado da recuperação, de um tratamento de dependentes químicos, a situação parece ser mil vezes pior, porque geralmente o adicto tem mania de aumentar o problema.
Para um DQ um simples não pode gerar uma crise tão grande e o levar a recaída (parece brincadeira, mas as vezes do nada vem uma irritação, uma sensação, que se o cara não estiver firme na sua recuperação um não leva à recaída, como um sim também, por causa da euforia, por isso é muito importante o cara se conhecer, buscar o equílibrio emocional, saber quando está em deprê ou eufórico).
O adicto em recuperação já chega em uma comunidade terapêutica cheio de incertezas, medos e fica remoendo seu passado por um bom tempo até adaptar-se a nova realidade.
E tudo que é novo as vezes assusta por isso é muito importante se ter a inserção social aos poucos. Como o usuário vivia todas as situações sob o efeito de drogas, a nova vida sem ela gera uma crise.
Mas este é o momento de superação, o momento de crescimento com as dificuldades. O momento de mostar para si próprio que pode viver sem drogas, que pode ter seus momentos de REAL FELICIDADE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário